Renault cria chaleira em homenagem aos 40 anos de presença na F1

Renault cria chaleira em homenagem aos 40 anos de presença na F1

Para festejar 40 anos da sua presença entre as marcas históricas da Fórmula 1, a Renault criou a verdadeira chaleira amarela: The Yellow Teapot.

A decisão da Renault de entrar no exclusivo mundo da Fórmula 1 foi tomada em 1975 e tornou-se efetiva em 1977, com um primeiro monolugar denominado RS01. A entrada na Fórmula 1 estava intimamente ligada aos avanços tecnológicos, à época, no que dizia respeito às motorizações. Depois de meses de estudos, a Renault escolheu introduzir um motor turbocomprimido, um tipo de motorização absolutamente inédito na Fórmula 1.

Foi em 1977, no Grande-Prémio de Inglaterra, em Silverstone, que a Renault se posicionou na grelha de partida com o primeiro Fórmula 1 da história com motor turbo.

Como acontece frequentemente com novas e, neste caso, revolucionárias tecnologias, a fiabilidade é menor. O RS01, cuja cor dominante era o amarelo, mas também o branco e o negro, teve de entrar bastantes vezes nas boxes, libertando um fumo branco sinónimo de problema no motor.

Foi Ken Tyrrell, patrão da escuderia com o seu nome que, ao ver o monolugar fumegante entrar na via das box, o apelidou, por piada, de Yellow Teapot (a chaleira amarela). A expressão foi, pouco e pouco, ganhando adeptos e o RS01 acabou a ser conhecido como The Yellow Teapot.

A Renault obteve a primeira vitória na Fórmula 1 apenas dois anos mais tarde, com o RS01, no GP de França de 1979, disputado no circuito de Dijon, por Jean-Pierre Jabouille.

Este triunfo e os que se seguiram validaram o conceito do Turbo na Fórmula 1 e impuseram o respeito das restantes escuderias, à cabeça das quais a Tyrell.

Esta chaleira irá equipar as cozinhas do restaurante do Atelier Renault, nos Campos Elísios, em Paris.

Anterior Circuito de Silverstone quer renegociar acordo para ficar na F1 para lá de 2019
Próximo Valtteri Bottas triunfa sob ameaça de Vettel

Artigos relacionados

Fiat antevê a pick-up Toro para a América do Sul

A Fiat revelou a primeira imagem de antecipação da sua nova pick-up, a qual será denominada como Toro. A marca italiana procura garantir o sucesso no mercado sul-americano, onde será

Iniciativa ‘Estrada Segura’ apela a viagens seguras

A Mercedes-Benz associou-se à TSF, à Galp e à Brisa para, numa ação conjunta denominada ‘Estrada Segura’, alertarem a população para os fatores de risco associados à condução em condições

Sucessor do Mazda RX-8 não está nos planos da marca

Esmagando todas as ambições dos seus entusiastas de modelos desportivos que esperavam um novo Mazda na senda do RX-8, o CEO da companhia de Hiroxima negou essa possibilidade para breve.