Opel começa a desvendar detalhes do novo Corsa

A sexta geração Opel Corsa assenta numa arquitetura completamente nova, que está na génese de um aumento de eficiência. O novo Corsa celebrará a sua estreia antes do final do ano.

Sejam variantes a gasóleo, a gasolina ou – pela primeira vez – a eletricidade, cada Corsa beneficiará da construção de baixo peso, com reflexos positivos no comportamento dinâmico e na redução de consumos e emissões.

A versão mais leve desta nova geração consegue baixar da fasquia referencial dos 1000 quilogramas – sem condutor, pesa apenas 980 kg. Por comparação com a versão similar do modelo anterior, isto traduz-se numa significativa redução de 108 kg, algo como cerca de 10 por cento, apesar de se tratarem de carroçarias com comprimentos semelhantes, de 4 metros.

Alcançar tal diminuição de peso ao mesmo tempo que se mantêm dimensões semelhantes é um feito notável em engenharia automóvel.

A plataforma “multi-energy” admite vários sistemas de motorização uma vez que recorre a aços de varios graus de rigidez e a diferentes soluções de ligação contribuíram decisivamente para a grande redução de peso.

Isso engloba a utilização extensiva de aços de alta rigidez e ultra rigidez, bem como a otimização de percursos de carga, soldaduras, estrutura e forma. Por comparação com o modelo anterior, a estrutura de carroçaria (‘body-in-white’, sem pintura) do novo Corsa pesa menos 40 kg.

A nova geração Corsa está baseada numa nova plataforma ‘multi-energy’ para modelos sub-compactos e compactos, que permite receber um leque alargado de sistemas de motorização. A gama do novo Corsa terá motores térmicos a gasolina e Diesel, bem como uma variante elétrica a bateria.

Anterior Em 2020 todos os Volvo vão falar uns com os outros

Artigos relacionados

Ferrari revela 488 GTB Spider

A Ferrari revelou a versão descapotável do 488 GTB (denominado Spider), modelo que tem apresentação prevista para o Salão de Frankfurt e que faz gala do mesmo bloco V8 bi-turbo

Volvo comemora 40 anos do 262 Coupé: Extravagância sueca

A Volvo comemora em 2017 o seu 90.º aniversário e vai revisitando o seu historial de modelos mais emblemáticos, como é o caso do 262 Coupé, lançado há 40 anos.

Volkswagen Polo R WRC para 2017 já em ação

Com vista a dar continuidade à sua posição de liderança no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), a Volkswagen prepara já a evolução do Polo R WRC para os novos regulamentos