Novo Citroën C3: Irreverência a partir dos 12.650€

Novo Citroën C3: Irreverência a partir dos 12.650€

A receita é a mesma do C4 Cactus: irreverência, personalização e uma dose abundante de conforto para tornar o novo C3 num dos modelos de maior importância para a Citroën no mercado. Com efeito, aquele que já é o best-seller da companhia desde 2002, renova-se profundamente, surgindo em Portugal no próximo dia 17 de novembro com preços a partir dos 12.650 euros.

O seu design e extensa palete de cores transformam o novo Citroën C3 conferem-lhe um aspeto diferenciado, enquanto as inúmeras possibilidades de personalização permitem-lhe adaptar uma estética que rompe com o tradicionalismo. O acabamento exterior bi-tom, que permite 36 combinações possíveis do tejadilho com a carroçaria, é só um dos exemplos das múltiplas possibilidades oferecidas, que abrangem também elementos como os embelezadores dos faróis de nevoeiro, as capas dos retrovisores exteriores e os Airbump, elemento exclusivo da marca Citroën (de série no nível Shine, o mais completo e opcional por 200 euros no Feel, o segundo).

O novo C3 segue as diretivas do programa Citroën Advanced Comfort, que sublinha o cuidado colocado nas características de conforto de cada passageiro. Algo que é perceptível a partir do momento que se acede ao seu interior, sendo-se de imediato infuenciado pelos bancos, o tejadilho panorâmico, os compartimentos para objectos, pelas cores e pelo conforto em estrada.

No domínio tecnológico, o novo C3 estreia a ConnectedCAM Citroën, uma câmara HD com lente angular de 120º, conectada e que permite capturar, sob a forma de imagens ou vídeos, instantes da vida e partilhá-los nas redes sociais de modo imediato ou apenas para os manter como lembranças de viagens.

Além disso, o novo modelo integra as mais recentes soluções de ajuda à condução e equipamentos de segurança, como o Sistema de alerta de transposição involuntária de faixa, de Vigilância do ângulo morto, de Ajuda ao arranque em plano inclinado, de Acesso e arranque mãos livres, o Active safety brake, a Câmara de visão traseira e mesmo a Prevenção de sonolência. A adoção do ecrã tátil de 7’’ com navegação conectada 3D de nova geração com reconhecimento de voz permite a utilização das denominadas tecnologias úteis, como a função Mirror Screen por USB, de compatibilidade com o smartphone, os sistemas de áudio digital e de navegação com recurso ao kit mãos livres Bluetooth, ou ainda a Citroën Connect Box (ou de chamada de emergência).

Contido em 3.996 metros de comprimento por 2.009 de largura (com espelhos) e 1.474 de altura, o novo C3 é apresentado pela marca como “um modelo trendy, caracterizado pelo seu design puro e otimista”.

Gama em Portugal

O novo C3 chega a Portugal com três níveis de equipamento, Live, Feel e Shine, sendo que as opções de motorização procuram ir ao encontro da procura, sempre mais vincada nas variantes a gasolina face às opções a gasóleo.

Assim, nota para o bloco a gasolina PureTech de 1.2 litros (com três níveis de potências de 68, 82 e 110 cv), e para o motor Diesel BlueHDi de 1.6 litros, com 75 e 100 cv. A maioria associa a caixa manual de cinco velocidades CVM, sendo a única excepção a versão PureTech 110 que pode também ver-se dotada da transmissão automática EAT6.

Em termos de consumos médios, em circuito misto, o novo C3 regista 3,2 litros aos 100 km, alcançados pela versão de baixo consumo que emite apenas 83 g/km de CO2, a menor numa escala de emissões que não ultrapassa as marcas dos 95 g/km (diesel) e 110 g/km (gasolina), algo também possível pelo recurso às potencialidades do comprovado sistema de Stop & Start (disponível com as mecânicas PureTech 110 CVM e EAT6 e BlueHDi 75 CVM e 110 CVM).

O novo C3 estará disponível numa palete de 9 cores de carroçaria – Preto Perla Nera, Vermelho Rubi, Verde Almond, Beje Areia, Laranja Power, Cinzento Shark, Cinzento Aluminium, Azul Cobalt e Branco Banquise – que podem ser conjugadas com 3 tons para o tejadilho – Branco Opale, Preto Onyx e Vermelho Aden – resultando em 36 combinações exteriores. Em opção o modelo pode ser configurado com um tejadilho em vidro panorâmico. Os níveis Live e Feel contam com jantes de 15 polegadas, em ferro com embelezadores de design específico, tendo o patamar Shine jantes de liga leve de 16 polegadas de série, ou 17 em opção (todas são opcionais para o nível Feel).

Os preços do novo Citroën C3 em Portugal iniciam-se nos 12.650 € da versão de entrada, com base no 1.2 PureTech 68 CVM Live.

  Nível de Equipamento
Motores LIVE FEEL SHINE
1.2 Puretech 68 CVM 12 650 € 13 850 €
1.2 Puretech 82 CVM 14 350 € 16 450 €
1.2 Puretech 110 S&S CVM 17 150 €
1.2 Puretech 110 S&S EAT6** 16 850 € 18 950 €
1.6 BlueHDi 75 S&S CVM 17 050 € 18 250 €
1.6 BlueHDi 75 S&S CVM BC 83g 18 450 €
1.6 BlueHDi 100 S&S CVM 18 850 € 20 950 €

 

Anterior Lewis Hamilton vence no México mas Rosberg segura liderança do Mundial
Próximo Produção do Nissan Qashqai será mantida no Reino Unido

Artigos relacionados

BMW vai apresentar versão revista do 2002 Concept em Monterey

Em ano de centenário, a BMW vai apresentar no decurso da Semana Automóvel de Monterey uma evolução do seu concept 2002 Hommage, apresentado em maio no Concurso de Elegância de

Mercedes-Benz revela concept aerodinâmico em Frankfurt

A ‘jogar em casa’, a Mercedes-Benz vai apresentar no Salão de Frankfurt um novo concept destinado a servir de laboratório a novas ideias relativas à aerodinâmica, denominado IAA (Intelligent Aerodynamic

Lexus IS 300h renovado já disponível em Portugal

A Lexus tem já à venda em Portugal a nova geração da berlina IS, num modelo que conta agora com melhor desempenho dinâmico, segurança e estilo mais requintado, mantendo como forte aposta a motorização híbrida.