Novo Citroën C3: Irreverência a partir dos 12.650€

Novo Citroën C3: Irreverência a partir dos 12.650€

A receita é a mesma do C4 Cactus: irreverência, personalização e uma dose abundante de conforto para tornar o novo C3 num dos modelos de maior importância para a Citroën no mercado. Com efeito, aquele que já é o best-seller da companhia desde 2002, renova-se profundamente, surgindo em Portugal no próximo dia 17 de novembro com preços a partir dos 12.650 euros.

O seu design e extensa palete de cores transformam o novo Citroën C3 conferem-lhe um aspeto diferenciado, enquanto as inúmeras possibilidades de personalização permitem-lhe adaptar uma estética que rompe com o tradicionalismo. O acabamento exterior bi-tom, que permite 36 combinações possíveis do tejadilho com a carroçaria, é só um dos exemplos das múltiplas possibilidades oferecidas, que abrangem também elementos como os embelezadores dos faróis de nevoeiro, as capas dos retrovisores exteriores e os Airbump, elemento exclusivo da marca Citroën (de série no nível Shine, o mais completo e opcional por 200 euros no Feel, o segundo).

O novo C3 segue as diretivas do programa Citroën Advanced Comfort, que sublinha o cuidado colocado nas características de conforto de cada passageiro. Algo que é perceptível a partir do momento que se acede ao seu interior, sendo-se de imediato infuenciado pelos bancos, o tejadilho panorâmico, os compartimentos para objectos, pelas cores e pelo conforto em estrada.

No domínio tecnológico, o novo C3 estreia a ConnectedCAM Citroën, uma câmara HD com lente angular de 120º, conectada e que permite capturar, sob a forma de imagens ou vídeos, instantes da vida e partilhá-los nas redes sociais de modo imediato ou apenas para os manter como lembranças de viagens.

Além disso, o novo modelo integra as mais recentes soluções de ajuda à condução e equipamentos de segurança, como o Sistema de alerta de transposição involuntária de faixa, de Vigilância do ângulo morto, de Ajuda ao arranque em plano inclinado, de Acesso e arranque mãos livres, o Active safety brake, a Câmara de visão traseira e mesmo a Prevenção de sonolência. A adoção do ecrã tátil de 7’’ com navegação conectada 3D de nova geração com reconhecimento de voz permite a utilização das denominadas tecnologias úteis, como a função Mirror Screen por USB, de compatibilidade com o smartphone, os sistemas de áudio digital e de navegação com recurso ao kit mãos livres Bluetooth, ou ainda a Citroën Connect Box (ou de chamada de emergência).

Contido em 3.996 metros de comprimento por 2.009 de largura (com espelhos) e 1.474 de altura, o novo C3 é apresentado pela marca como “um modelo trendy, caracterizado pelo seu design puro e otimista”.

Gama em Portugal

O novo C3 chega a Portugal com três níveis de equipamento, Live, Feel e Shine, sendo que as opções de motorização procuram ir ao encontro da procura, sempre mais vincada nas variantes a gasolina face às opções a gasóleo.

Assim, nota para o bloco a gasolina PureTech de 1.2 litros (com três níveis de potências de 68, 82 e 110 cv), e para o motor Diesel BlueHDi de 1.6 litros, com 75 e 100 cv. A maioria associa a caixa manual de cinco velocidades CVM, sendo a única excepção a versão PureTech 110 que pode também ver-se dotada da transmissão automática EAT6.

Em termos de consumos médios, em circuito misto, o novo C3 regista 3,2 litros aos 100 km, alcançados pela versão de baixo consumo que emite apenas 83 g/km de CO2, a menor numa escala de emissões que não ultrapassa as marcas dos 95 g/km (diesel) e 110 g/km (gasolina), algo também possível pelo recurso às potencialidades do comprovado sistema de Stop & Start (disponível com as mecânicas PureTech 110 CVM e EAT6 e BlueHDi 75 CVM e 110 CVM).

O novo C3 estará disponível numa palete de 9 cores de carroçaria – Preto Perla Nera, Vermelho Rubi, Verde Almond, Beje Areia, Laranja Power, Cinzento Shark, Cinzento Aluminium, Azul Cobalt e Branco Banquise – que podem ser conjugadas com 3 tons para o tejadilho – Branco Opale, Preto Onyx e Vermelho Aden – resultando em 36 combinações exteriores. Em opção o modelo pode ser configurado com um tejadilho em vidro panorâmico. Os níveis Live e Feel contam com jantes de 15 polegadas, em ferro com embelezadores de design específico, tendo o patamar Shine jantes de liga leve de 16 polegadas de série, ou 17 em opção (todas são opcionais para o nível Feel).

Os preços do novo Citroën C3 em Portugal iniciam-se nos 12.650 € da versão de entrada, com base no 1.2 PureTech 68 CVM Live.

  Nível de Equipamento
Motores LIVE FEEL SHINE
1.2 Puretech 68 CVM 12 650 € 13 850 €
1.2 Puretech 82 CVM 14 350 € 16 450 €
1.2 Puretech 110 S&S CVM 17 150 €
1.2 Puretech 110 S&S EAT6** 16 850 € 18 950 €
1.6 BlueHDi 75 S&S CVM 17 050 € 18 250 €
1.6 BlueHDi 75 S&S CVM BC 83g 18 450 €
1.6 BlueHDi 100 S&S CVM 18 850 € 20 950 €

 

Anterior Lewis Hamilton vence no México mas Rosberg segura liderança do Mundial
Próximo Produção do Nissan Qashqai será mantida no Reino Unido

Artigos relacionados

Nico Rosberg estende acordo com a Mercedes por mais dois anos

Atualmente líder do campeonato do mundo de pilotos de Fórmula 1, Nico Rosberg viu o seu contrato com a Mercedes prolongado por mais dois anos, firmando este acordo ainda antes

Volkswagen Arteon: Classicismo desportivo

Sem nunca convencer comercialmente, o Volkswagen CC apresta-se a sair de cena.

Conheça os sete finalistas candidatos ao Carro do Ano 2017

Os finalistas da edição 2017 do troféu do Carro do Ano/Volante de Cristal são já conhecidos, reduzindo-se o leque de potenciais vencedores a apenas sete, os quais esgrimem argumentos pelo ambicionado galardão.