Night Vision da Volkswagen é proposta pela primeira vez no Touareg

O sistema de visão noturna Night Vision da Volkswagen é proposto pela primeira vez no novo Touareg e torna a vida do condutor mais descontraída. Uma câmara térmica ajuda a reagir atempadamente ao perigo na estrada e aumenta a proteção de pessoas e animais na escuridão.

O sistema de visão noturna Night Vision da Volkswagen faz lembrar os filmes de ficção científica de Hollywood. Só que o objetivo não é tornar a vida do condutor mais excitante, mas sim mais descontraída. O novo Touareg é o primeiro modelo da Volkswagen disponível com o sistema de assistência Night Vision.

Uma câmara térmica (de infravermelhos) visiona uma área 300 metros à frente do Touareg e reage ao calor irradiado pelos corpos. O utilizador pode visualizar a respetiva imagem térmica no painel de instrumentos ou no Digital Cockpit. Se a situação for crítica, é avisado pelo sistema (dentro dos seus limites).

Desta forma, o condutor tem ao seu dispor uma fonte de informação adicional que ajuda a detetar atempadamente a existência de uma pessoa ou de um animal na faixa de rodagem, principalmente quando a visibilidade é menor, devido ao nevoeiro ou à chuva.

A câmara de infravermelhos pode registar pessoas em pé não ocultas, ciclistas e animais de maior porte a uma distância de 10 a 130 metros à frente do carro.

Fora do corredor de risco, os peões e animais são destacados em amarelo na imagem a preto e branco criada pelo sistema Night Vision. Se atravessarem certos limites ao longo da estrada, as figuras marcadas a amarelo tornam-se vermelhas

Mesmo que o ecrã do sistema Night Vision não esteja ativado no Digital Cockpit, este mudará automaticamente para este modo quando for detetado perigo a velocidades superiores a 50 km/h, e exibirá pessoas e animais a côr vermelha. A velocidades inferiores a 50 km/h, um sinal vermelho de alerta acende no painel de instrumentos mas o ecrã não é ativado.

Além disso, um aviso sonoro é emitido simultaneamente com um aviso no Head up display (opcional). Ao mesmo tempo, o sistema de travagem é pré regulado de modo a proporcionar imediatamente a mais elevada desaceleração.
Graças aos novos faróis interativos Matrix IQ.Light – LED também disponíveis no Touareg, as pessoas que se encontram numa potencial área de perigo também são rapidamente avisadas através de sinais de luzes – a velocidades superiores a 60 km/h quando o veículo está fora da zonas urbanas. Com a combinação do Night Vision e dos faróis interativos matrix IQ.Light – LED, situações de maior perigo podem ser reconhecidas e resolvidas muito mais cedo.

Anterior Opel aposta no relançamento do Mokka X
Próximo Ford aumenta produção do GT para satisfazer enorme procura

Artigos relacionados

Investidores americanos estão interessados na Manor

A Manor pode estar na iminência de ser adquirida por um consórcio norte-americano liderado por Tavo Hellmund, grande responsável pelo regresso da Fórmula 1 ao circuito de Austin, no Texas.

Tanoak é nova pick-up da VW para os EUA

A Volkswagen parece ter gostado do resultado que a Amarok tem alcançado na Europa, por isso mesmo, no Salão de Nova Iorque mostrou um protótipo de uma pick-up que dá pelo nome de Atlas Tanoak.

Honda prossegue no WTCC em 2017

A Honda anunciou que vai continuar no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) na próxima temporada, colocando um ponto final na especulação em torno da continuidade da marca nipónica na modalidade em 2017.