Mercedes CLA Shooting Brake

Mercedes CLA Shooting Brake

Guerra das estrelas

A versão Shooting Brake do Mercedes CLA concilia versatilidade e elegância com poder de fogo. A guerra no universo das carrinhas premium está ao rubro.

 

Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, Mountaingrau, Studio Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, mountain grey, studio

Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, Mountaingrau, Studio
Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, mountain grey, studio

 

Se o CLA já encontrava no coupé de quatro portas um dos modelos mais atraentes da Mercedes, a sua variante carrinha, Shooting Brake, em nada lhe fica atrás. A concorrência tem motivos de preocupação.

Em relação ao coupé, o CLA Shooting Brake exibe uma seção traseira profundamente elegante e com mais espaço em altura nos lugares posteriores – mais 4 cm – ainda que, na verdade, a curvatura da carroçaria, junto ao pilar B, continue a “encurvar” quem viaje atrás e tenha um pescoço mais comprido… A bagageira da carrinha tem uma capacidade que varia entre os 495 e os 1.354 litros, caso se rebatam os bancos traseiros. Como opcionais, a nova Shooting Brake poderá incluir, entre o equipamento, a abertura e o fecho eletrónico da porta traseira (Easy-Pack), bem como um pacote de compartimento de carga que integra uma caixa desmontável, tomada de 12 V e uma bastante útil rede adicional na parte lateral da bagageira.

 

Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, Mountaingrau Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, mountain grey

Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, Mountaingrau
Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, mountain grey

 

CINCO MOTORES

Na sua chegada ao mercado nacional, final de março, a CLA Shooting Brake contará com dois motores Diesel (200 CDI de 136 CV e 220 CDI de 170 CV) e três a gasolina (CLA 200 de 156 CV, CLA 250 de 211 CV e CLA 45 AMG de 360 CV). Para mais tarde, em dezembro, está agendada a chegada da versão 180 de 122 CV.

Durante a apresentação internacional, tivemos oportunidade de conduzir a versão 220 CDI de 170 CV pelas paisagens em redor de Frankfurt, comprovando a eficácia de um modelo onde não é fácil encontrar defeitos. A menos que o comparemos com a carrinha CLA 45 AMG Shooting Brake, disponível também para teste nas mesmas curvilíneas estradas germânicas. O quarto modelo compacto de elevadas prestações da marca da estrela, equipado com o motor de quatro cilindros mais potente do mundo, impressiona tanto pela sua enorme disponibilidade física como pela suavidade com que coloca os 360 CV no asfalto. Dotada de tração integral, esta versão beneficia ainda de uma apurada suspensão. O conforto surpreende e quase esquecemos que estamos ao volante de uma variante desportiva com um binário máximo de 450 Nm entre as 2.250 e as 5.000 rpm. Com transmissão AMG Speedshift DCT de sete velocidades e tração 4Matic, o CLA 45 AMG Shooting Brake cumpre os 0-100 km/h em 4,7 segundos. Os consumos? Segundo a marca, 6,9 l/100 km, em ciclo misto, mas os valores facilmente duplicam com o entusiasmo da condução, nomeadamente em certos percursos alemães, onde nem sempre existem limites à velocidade.

Importa ainda referir que a distribuição de potência é totalmente variável. Em condução normal circula em modo de tração dianteira. Mas dependendo das condições e do comportamento do condutor, o sistema de tração integral divide o binário entre os dois eixos, dianteiro e traseiro, até um rácio de 50:50. De resto, o programa electrónico de estabilidade ESP permite escolher entre três modos de condução: “On”, “Sport Handling” e “Off”. Basta premir o botão. E não desligar nunca o bom senso.

 

Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, Mountaingrau Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, mountain grey

Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, Mountaingrau
Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC Shooting Brake (X117) 2014, OrangeArt, mountain grey

 

A PARTIR DE 37.800 euros

Face ao CLA coupé, o Shooting Brake representa um acréscimo de cerca de 600 euros. Começando pelos motores a gasolina: a versão de acesso à gama, a CLA 200, equipado com caixa manual, custará 37.800 €; a CLA 250, apenas disponível com a transmissão automática, subirá o preço para os 48.750 €; enquanto a versão mais potente de todas, a 45 AMG 4Matic, também com caixa automática, ascende a 66.800 €. Quando chegar ao mercado, no final do ano, a CLA 180 andará à volta dos 35.000 €. Entre os motores Diesel, a CLA 200 CDI com caixa manual custará 40.600 €, subindo para os 42.358 € caso se opte pela transmissão automática. Por fim, a 220 CDI Shooting Brake (com caixa automática) poderá ser adquirida por 45.900 €.

 

Jorge Flores

 

 

FICHA TÉCNICA

Mercedes CLA 220 CDI Shooting Brake

TIPO DE MOTOR        Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA               2.143 cm3

POTÊNCIA                   177 CV entre as 3.600 e as 3.800

BINÁRIO MÁXIMO     350 Nm entre as 1.400 e as 3.400 rpm

  1. MÁXIMA 228 km/h

ACELERAÇÃO             8,3s (0 a 100 km/h)

CONSUMO                  4,0 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2           105 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)   4.630 / 1.777 / 1.435 mm

PNEUS                         205/55 R16

PESO                           1.555 kg

BAGAGEIRA                495 L

PREÇO                         45.900 €

LANÇAMENTO                        Março de 2015

 

FICHA TÉCNICA

Mercedes CLA 45 AMG 4MATIC Shooting Brake

TIPO DE MOTOR        Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA               1.991 cm3

POTÊNCIA                   360 CV às 6.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO     450 Nm entre as 2.250 e as 5.000 rpm

  1. MÁXIMA 250 km/h

ACELERAÇÃO             4,7s (0 a 100 km)

CONSUMO                  6,9 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2           161 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)   4.691 / 1.777 / 1.417 mm

PNEUS                         235/40 R18

PESO                           1615 kg

BAGAGEIRA                505 L

PREÇO                         66.800 €

LANÇAMENTO                        Março de 2015

 

 

 

LEGENDAS

A edição OrangeArt Edition demarca-se pelos anéis de realce cor-de-laranja em redor dos faróis bi-Xénon e pelos rebordos dos aros das jantes AMG da mesma cor

 

Os bancos desportivos a duas cores, laranja e preto, e as costuras contrastantes ajudam a tornar o habitáculo das versões OrangeArt Edition mais ousado

 

A carrinha CLA Shooting Brake tem uma capacidade de carga que varia entre os 495 e os 1354 litros, caso se rebatam os bancos posteriores

 

A filosofia do CLA 45 AMG é idêntica ao CLS 63 AMG Shooting Brake. Um desportivo com cinco lugares e um grande portão traseiro

 

Todos os motores estão equipados de série com a função Eco Start/Stop e cumprem a norma Euro 6

Anterior Citroën C4
Próximo Audi TT Roadster

Artigos relacionados

Volvo XC60 em versão especial Dynamic Edition

O Volvo XC60 continua a ser um dos SUV mais competentes do nosso mercado, aliando versatilidade a eficiência e conforto, mas é também um dos modelos com uma longevidade bastante pronunciada em termos de mercado.

Citroën reinterpreta Méhari em Frankfurt

A Citroën vai levar até ao Salão de Frankfurt uma reinterpretação moderna do icónico Méhari, tendo por base o C4 Cactus. De acordo com a marca gaulesa, trata-se de uma

Ford em destaque no Web Summit de Dublin

A Ford está a procura de novas aplicações para o seu sistema SYNC, tendo lançado um desafio de 24 horas para a criação ou adaptação de aplicações àquele sistema de

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário