Mazda e Team Joest aliam-se para ‘ataque’ ao campeonato americano de resistência

Mazda e Team Joest aliam-se para ‘ataque’ ao campeonato americano de resistência

Uma parceria de dois nomes históricos. A Mazda Motorsports deu início a uma nova era na competição com a criação do Mazda Team Joest, que será a equipa de fábrica da Mazda Prototype no âmbito do Campeonato Norte-Americano IMSA WeatherTech SportsCar, que se disputa sob as regras da categoria Daytona Prototype international (DPi). A equipa fará a sua estreia em competição na temporada de 2018, nas 24 Horas Rolex de Daytona, em Janeiro.

A Joest Racing é uma das mais bem-sucedidas equipas de corridas de resistência da história do automobilismo, contando com 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, múltiplas vitórias em prestigiantes corridas norte-americanas como as 24 Horas de Daytona, 10 vitórias nas 12 Horas de Sebring e 6 títulos no campeonato Petit Le Mans. Muito do sucesso da Joest deu-se como equipa de fábrica da Audi de 1999 a 2016, ano em que o construtor alemão terminou o seu programa de competição. Antes disso, a Joest Racing obteve múltiplas vitórias em Le Mans com a Porsche e foi a equipa de fábrica da Opel no Campeonato Alemão de Turismos (DTM). A empresa alemã nasceu em 1978, sendo criada por Reinhold Joest, então piloto de fábrica da Porsche.

Quanto à herança da Mazda nas corridas, destaca-se a manutenção do estatuto de único construtor asiático a vencer em Le Mans, a que se somam 22 vitórias na classe nas 24 Horas de Daytona, 13 vitórias na classe nas 12 Horas de Sebring e 11 outros grandes títulos em diversos campeonatos.

A partir de agora totalmente focada na temporada de 2018, a actual equipa Mazda Prototype não irá alinhar nas três restantes corridas da presente temporada do campeonato IMSA.

O Mazda Team Joest irá iniciar em breve os testes com o Mazda RT24-P, em preparação para a próxima temporada. Manter-se-á a concepção da carroçaria, inspirada num modelo de produção e desenvolvido em conjunto com os designers da Mazda, tal como o motor Mazda MZ-2.0T, um quatro cilindros em linha, com 2.0 litros de cilindrada e turbocompressor, bloco que produz aproximadamente 600 CV e que é desenvolvido pela divisão Advanced Engine Research (AER).

A Multimatic Motorsports, de Markham (Ontário, no Canadá), que esteve intimamente ligada ao desenvolvimento do Mazda RT24-P, tem como objectivo evoluir e melhorar o chassis, pelo que irá trabalhar em conjunto com Joest ao longo das sessões de testes e no trabalho nos simuladores. Os atuais quatro pilotos da equipa Mazda Prototype irão participar nesses testes e nos processos de desenvolvimento, embora a estrutura final da equipa para a temporada de 2018 driver ainda não esteja fechada.

Mantendo a sua sede em Wald-Michelbach (Alemanha), a Joest Racing irá estabelecer um quartel-general para a equipa de competição na América do Norte, na região de Atlanta (EUA).

Anterior Sessenta anos do 600: SEAT celebra modelo histórico em 2017
Próximo DS7 Crossback La Première já está disponível para encomenda

Artigos relacionados

Toyota C-HR apresentado em Genebra e produzido na Turquia

Antes da apresentação da ansiada versão de produção do SUV C-HR, que irá ocorrer no Salão de Genebra, a Toyota revelou que este novo modelo será produzido na Europa, mais

Smart revela gama totalmente elétrica no Salão de Paris

A smart vai apresentar no Salão de Paris a sua gama de modelos elétricos com lançamento previsto para 2017.

Kia Picanto com nova geração em 2017

Mais dinâmico, o novo Kia Picanto irá chegar ao mercado ao longo do próximo ano, prometendo um estilo à imagem do que têm sido os mais recentes modelos da marca coreana.