Mazda e Team Joest aliam-se para ‘ataque’ ao campeonato americano de resistência

Mazda e Team Joest aliam-se para ‘ataque’ ao campeonato americano de resistência

Uma parceria de dois nomes históricos. A Mazda Motorsports deu início a uma nova era na competição com a criação do Mazda Team Joest, que será a equipa de fábrica da Mazda Prototype no âmbito do Campeonato Norte-Americano IMSA WeatherTech SportsCar, que se disputa sob as regras da categoria Daytona Prototype international (DPi). A equipa fará a sua estreia em competição na temporada de 2018, nas 24 Horas Rolex de Daytona, em Janeiro.

A Joest Racing é uma das mais bem-sucedidas equipas de corridas de resistência da história do automobilismo, contando com 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, múltiplas vitórias em prestigiantes corridas norte-americanas como as 24 Horas de Daytona, 10 vitórias nas 12 Horas de Sebring e 6 títulos no campeonato Petit Le Mans. Muito do sucesso da Joest deu-se como equipa de fábrica da Audi de 1999 a 2016, ano em que o construtor alemão terminou o seu programa de competição. Antes disso, a Joest Racing obteve múltiplas vitórias em Le Mans com a Porsche e foi a equipa de fábrica da Opel no Campeonato Alemão de Turismos (DTM). A empresa alemã nasceu em 1978, sendo criada por Reinhold Joest, então piloto de fábrica da Porsche.

Quanto à herança da Mazda nas corridas, destaca-se a manutenção do estatuto de único construtor asiático a vencer em Le Mans, a que se somam 22 vitórias na classe nas 24 Horas de Daytona, 13 vitórias na classe nas 12 Horas de Sebring e 11 outros grandes títulos em diversos campeonatos.

A partir de agora totalmente focada na temporada de 2018, a actual equipa Mazda Prototype não irá alinhar nas três restantes corridas da presente temporada do campeonato IMSA.

O Mazda Team Joest irá iniciar em breve os testes com o Mazda RT24-P, em preparação para a próxima temporada. Manter-se-á a concepção da carroçaria, inspirada num modelo de produção e desenvolvido em conjunto com os designers da Mazda, tal como o motor Mazda MZ-2.0T, um quatro cilindros em linha, com 2.0 litros de cilindrada e turbocompressor, bloco que produz aproximadamente 600 CV e que é desenvolvido pela divisão Advanced Engine Research (AER).

A Multimatic Motorsports, de Markham (Ontário, no Canadá), que esteve intimamente ligada ao desenvolvimento do Mazda RT24-P, tem como objectivo evoluir e melhorar o chassis, pelo que irá trabalhar em conjunto com Joest ao longo das sessões de testes e no trabalho nos simuladores. Os atuais quatro pilotos da equipa Mazda Prototype irão participar nesses testes e nos processos de desenvolvimento, embora a estrutura final da equipa para a temporada de 2018 driver ainda não esteja fechada.

Mantendo a sua sede em Wald-Michelbach (Alemanha), a Joest Racing irá estabelecer um quartel-general para a equipa de competição na América do Norte, na região de Atlanta (EUA).

Anterior Sessenta anos do 600: SEAT celebra modelo histórico em 2017
Próximo DS7 Crossback La Première já está disponível para encomenda

Artigos relacionados

Jaguar Heritage lança peças originais para o clássico E-Type

O conjunto completo totalmente original de painéis de carroçaria do Jaguar E-Type Série 1 e os componentes selecionadas das Séries 2 e 3 já podem ser adquiridos através de encomenda

Hyundai i20 R5 cumpre primeiro teste em pisos de asfalto

A Hyundai Motorsport deu mais um passo em frente na evolução do seu i20 R5 de nova geração, ao levar a cabo com sucesso uma sessão de testes em asfalto

Mercedes-Benz A Sedan Concept mostra o futuro em três volumes

Aproveitando a importância das berlinas compactas no mercado chinês, a Mercedes-Benz revelou no Salão de Xangai o seu novo Concept A Sedan.