Lexus ES vai estrear retrovisores digitais

Em outubro, a Lexus vai lançar no Japão o primeiro automóvel de produção do mundo a dispensar os espelhos laterais substituindo-os por câmaras.

Os dois espelhos vão ser trocados por um conjunto de câmaras que transmitem para o habitáculo em dois ecrãs de 5″ junto dos pilares A as imagens captadas.

A seleção das imagens poderá ser feita pelo próprio condutor ou automaticamente, de acordo com o uso das setas ou a velocidade selecionada. Segundo a Lexus, a principal vantagem do sistema será a redução do ruído de vento e o melhoramento do coeficiente aerodinâmico do Lexus ES.

As câmaras estarão para já apenas disponíveis para os modelos comercializados no mercado japonês onde a legislação permite a eliminação dos espelhos laterais. A chegada à Europa não tem data definida já que ainda falta legislação adequada. Na Europa, só os camiões podem utilizar este tipo de sistema. O Mercedes-Benz Actros será o primeiro modelo a fazer uso deles.

Anterior Nova carrinha da Kia é uma shooting brake com base no Ceed
Próximo Nissan reforça a sua presença na Fórmula E

Artigos relacionados

Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce

Eis o modelo mais rápido da história da marca italiana     Assumindo-se como a versão mais radical do Aventador, o LP 750-4 Superveloce assenta no motor V12 atmosférico de

Jaguar XJR575: Emoção e rugidos de alta potência

O mais potente dos Jaguar XJ foi agora revelado pela marca britânica na forma do XJR575, cuja denominação faz alusão aos 575 CV de potência fornecidos pelo motor V8 de 5.0 litros que equipa este modelo desportivo.

Skoda Superb Black Crystal: o mais ‘precioso’

A Skoda criou um novo concept com base no Superb denominado ‘Superb Black Crystal’ em colaboração com a fábrica de pedras preciosas Preciosa. Na prática, este Superb Black Crystal destaca-se