Fórmula 1 estuda medidas para aumentar ultrapassagens

Fórmula 1 estuda medidas para aumentar ultrapassagens

O grupo técnico da Fórmula 1 prepara-se para debater novas medidas para aumentar o número de ultrapassagens em pista, num esforço que se insere no quadro de encargos de medidas para tentar tornar a modalidade mais entusiasmante.

Segundo a informação revelada pelo Autosport.com, em cima da mesa estão uma série de propostas lançadas pelos diretores técnicos das várias equipas, visando tornar os monolugares até cinco segundos por volta mais rápidos e visualmente mais agressivos. No conjunto de medidas em discussão estão asas mais largas à frente e atrás e pneus traseiros de maiores dimensões em comparação com os da frente. Mais importante ainda, os motores poderão ver a sua potência incrementada para valores a rondar os 1000 cv.

Ao longo do GP da Bélgica, que terá lugar dentro de uma semana em Spa-Francorchamps, o grupo técnico da Fórmula 1 vai reunir-se com vista à discussão de medidas para aumentar o número de ultrapassagens em corrida, havendo já uma reunião agendada para o dia 18 de Agosto. Uma possibilidade para o conseguir passa pela remodelação da vertente aerodinâmica, em especial da dianteira, que continua a condicionar a proximidade em relação ao monolugar precedente em pista.

“Neste momento, continuamos muito dependentes da frente do monolugar para gerar aerodinâmica para todo o carro. O efeito disso é que o carro que se aproxima do da frente, não só perde carga aerodinâmica na frente, mas em todo o carro, pelo que isso será algo que iremos analisar na próxima reunião”, referiu ao Autosport.com o diretor técnico da Force India, Andrew Green.

Contudo, o atraso na decisão relativa aos regulamentos da modalidade para 2017 está a preocupar os responsáveis das formações de Fórmula 1, uma vez que têm de estar firmadas oficialmente até ao próximo mês de março de forma a deixar tempo para as equipas trabalharem as suas soluções no ao seguinte. Enquanto nada é decidido a este respeito, fique com uma compilação de algumas das melhores ultrapassagens da Fórmula 1 ao longo das últimas décadas.

https://www.youtube.com/watch?v=3X1krVPuty8

Anterior Opel Astra no túnel de vento
Próximo BMW introduz programa DriveNow em Copenhaga

Artigos relacionados

Modelos Karl, Adam e Corsa da Opel passam a contar com sistema Navi 4.0 IntelliLink

A gama de modelos mais urbanos da Opel – Karl, Adam e Corsa – passa a poder equipar um novo sistema de informação e entretenimento designado Navi 4.0 IntelliLink.

Renault formaliza investimento na fábrica de Cacia

Na presença do Primeiro-Ministro António Costa, a Renault S.A. e o AICEP formalizaram um investimento superior a 100 milhões de euros na fábrica de Cacia.

Toyota Gazoo Racing mostra equipa para ‘atacar’ Le Mans

A nova ‘arma’ da Toyota para o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) foi já revelada, procurando, finalmente, alcançar a tão ambicionada vitória nas 24 Horas de Le Mans.