Ford revela alguns segredos sobre a aderência dos automóveis

As folhas caídas no piso podem representar um significativo perigo para os condutores.

Os que o sabem desde há muito tempo, comparam o seu efeito com o de conduzir sobre a neve. Mas, pode a humilde folha ser tão escorregadia como a neve? Um grupo de engenheiros da Ford encontrou a resposta depois de realizar uma experiência única para o averiguar.

Obter os dados sobre a neve foi a parte fácil. Foram obtidos a partir de testes de veículos realizados em regiões muito nevadas da Escandinávia. Mas, não havia investigações que mostrassem o quanto escorregadias as folhas seriam. Para solucionar esta questão, a equipa recolheu sacos de folhas e usaram-nas para cobrir a pista de testes da Ford na Bélgica. Depois, utilizaram um dispositivo de teste de fricção que identifica o quão escorregadias são as superfícies ao passar sobre elas.

Depois dos testes descobriram que em certas circunstâncias as folhas são tão escorregadias como a neve.

O grau de atrito é medido em unidades representadas pelo símbolo µ – quanto mais escorregadia a superfície, menor o número. Nos testes realizados, no seu momento mais escorregadio, as folhas registaram um valor de µ entre 0.3 e 0.4, tipicamente o mesmo nível observado em superfícies nevadas.

Os mesmos engenheiros ajudaram a desenvolver o “Slippery Mode” para o novo crossover Ford Focus Active que chegará ao mercado em breve. Desenhado para melhorar a tracção em superfícies geladas e de folhas molhadas, o sistema realiza rápidos ajustes nos sistemas de estabilidade, aceleração e travagem para ajudar a prevenir que o veículo derrape, guine ou desvie da sua trajectória prevista.

Anterior Mercedes-Benz mantém o crescimento no mês de novembro
Próximo Skoda mostra primeiras imagens do novo Scala - Saiba tudo

Artigos relacionados

[FOTOS] Veja algumas das novidades do Salão de Paris 2016

Nós estivemos lá e registámos alguns momentos.

Aston Martin elétrico deverá chegar em 2018

A Aston Martin pretende lançar-se também no mercado dos desportivos elétricos, tendo como base para esse seu futuro modelo o RapidE.

TomTom firma parceria com a Uber Driver

A TomTom assinou um acordo global de vários anos para disponibilizar mapas e informação de trânsito para a aplicação Uber Driver. A tecnologia de mapas da TomTom, em conjunto com