• Ford lança nova Transit Custom com estilo renovado e versão ECOnetic

Ford lança nova Transit Custom com estilo renovado e versão ECOnetic

A nova Transit Custom foi revelada pela Ford, naquela que é a mais recente geração deste veículo comercial de 1 tonelada que se apresenta com um design arrojado, novos interiores e melhorias em termos de produtividade, adequando-se aos mais diversos negócios na Europa.

Disponível para encomenda no final do corrente ano, a nova Transit Custom tem o início das entregas previstas para o início de 2018. Este modelo surge já equipado com o motor Diesel EcoBlue de 2.0 litros, incluindo uma nova variante ECOnetic, com emissões de apenas 148 g/km de CO2 e média de consumos na ordem dos 5,7 l/100 km, numa melhoria de 6 por cento face ao veículo mais eficiente do presente.

Disponível para a Série 300 do furgão de chassis de distância entre eixos curta, o motor ECOnetic conta com 105 CV com uma única calibração e Auto-Stop- Start, pneus de baixa resistência, um inovador sistema de Controlo de Aceleração da Ford e um limitador de velocidade fixa aos 100 km/h. O motor Diesel está disponível com um leque de potências de 105, 130 e 170 CV.

Esta Transit Custom surge com um novo desenho frontal, destacando-se a típica grelha Transit de três barras, oferecendo aos condutores o ambiente ideal de um escritório móvel, fruto de uma cabina completamente nova, não faltando sequer a conectividade proporcionada pelas opções SYNC 3 ou o ou MyFord Dock. Outras novas tecnologias apresentam-se pela primeira vez em veículos comerciais, com especial destaque para o Limitador Inteligente de Velocidade.

A nova geração Transit Custom define o cenário para as próximas inovações para veículos comerciais da Ford, com a introdução dos derivativos híbridos plug-in (PHEV) de emissões zero, agendados para 2019. A Transit Custom PHEV iniciará os testes com clientes frotistas, em Londres, no final do corrente ano.

Chegada ao mercado no final de 2012, a Transit Custom rapidamente se estabeleceu como o veículo comercial Ford mais vendido na Europa, com as vendas a crescer para 118.000 unidades em 2016, num aumento de 15 por cento face aos registos do ano anterior.

A Transit Custom foi o primeiro modelo disponível no mercado da entretanto expandida gama Transit, juntando-se-lhe, mais tarde, a Transit Courier, a Transit Connect e os derivativos Transit.

A nova Transit Custom surge numa linha de veículos que inclui duas alturas de tejadilho, duas opções de distância entre eixos, um intervalo de pesos brutos de 2,6 a 3,4 toneladas e uma capacidade de carga até aos 1.450 kg, nas configurações van, kombi e van de cabina dupla.

O novo modelo mantém a reputação Transit no que se refere à capacidade carga líder da sua classe, com características inovadoras do espaço de carga tais como a abertura para peças de maior comprimento, através de uma escotilha na divisória, mais a prateleira integrada no tecto, a qual pode ser fechada sempre que não seja necessária a sua utilização.

Cabina para escritório móvel perfeito

O interior da cabina é completamente novo, com um painel de instrumentos com base na nova filosofia de design de interiores da Ford – estreada no novo Fiesta – que oferece um desenho centrado no utilizador, influenciado pela interação do utilizador com os dispositivos e tablets inteligentes.

No que se refere ao condutor, todos os novos ecrãs e controlos foram projetados para garantir uma maior ergonomia e facilidade de utilização, sendo que os modelos de topo integram um ecrã tátil flutuante de 8 polegadas, a cores, numa inspiração do tipo tablet, associado ao sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford, que pode ser operado através de toques ou gestos de arrasto.

O sistema Ford SYNC 3 permite aos condutores da Transit Custom controlar o áudio, a navegação e os smartphones contectados recorrendo a simples comandos vocais de conversação.

Para veículos que não estejam equipados com monitores de 8 ou 4 polegadas, o sistema MyFord Dock no centro do painel de instrumentos oferece a localização ideal para que os condutores montem, armazenem e carreguem os seus smartphones, leitores de MP3 ou sistemas de navegação. Entradas USB e de energia de 12 volts estão localizadas na zona de arrumação superior à frente do condutor, ao lado da alavanca de velocidades, para facilitar o carregamento de dispositivos.

Tecnologias e sistemas de apoio ao condutor

A nova Transit Custom integra um conjunto de avançadas características de ajuda à condução, sendo o primeiro veículo comercial a oferecer a função Limitador Inteligente de Velocidade, que possibilita o ajuste automático da velocidade máxima do veículo para que este se mantenha dentro dos limites legais, utilizando o sistema Reconhecimento de Sinais de Trânsito para deteção dos sinais de limite de velocidade.

O novo modelo também está equipado com o Sistema de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado, que alerta os condutores de veículos ou peões que possam passar e/ou cruzar-se atrás da Transit Custom, nas saídas em marcha-atrás de um estacionamento.

Estas novas funcionalidades a outras como o sistema de travagem de emergência Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões, Alerta de Mudança de Faixa, Estabilização ao Vento Lateral e Controlo de Velocidade Adaptativo.

Para quem preferir um visual mais desportivo, a Ford apresenta igualmente um novo bloco de 170 CV para a série Sport, com 8 carroçarias e opções de bancos, incluindo variantes van, kombi e van de cabina dupla, em versões de distância entre eixos longa e curta.

As duplas listas no capot e o kit exterior de carroçaria foram redesenhados neste novo modelo, incluindo a disponibilidade de listas a duas cores, conjugando-se o preto com um tom laranja ou prateado. O estilo desportivo prolonga-se para a cabina, com recurso a couro parcial Ebony nos estofos, combinando com os detalhes de alto-relevo nos novos tecidos e inserções em couro.

 

Anterior Frédéric Vasseur é o novo diretor de equipa da Sauber
Próximo Citroën C4 Picasso autónomo passa portagem sem ajuda do condutor

Artigos relacionados

Renault apresenta linhas do novo Koleos

A Renault completa a sua oferta de modelos SUV com a revelação do novo Koleos, destinado ao segmento D, com a marca francesa a manter, assim, a sua ofensiva de

Sebastian Vettel vence no Mónaco em ´dobradinha´ Ferrari

No sempre lendário circuito do Mónaco, Sebastian Vettel voltou a colocar a Ferrari no lugar mais alto do pódio, sendo secundado por Kimi Raikkonen para uma ‘dobradinha’ da equipa italiana.






Mais um recorde para Rainer Zietlow e a Volkswagen Amarok

Mais um recorde para o aventureiro Rainer Zietlow. Aos comandos da sua Volkswagen Amarok V6 TDI, conduziu de Dakar a Moscovo em apenas três dias, quatro horas e 54 minutos.