Esapekka Lappi vence e convence no Rali da Finlândia

Esapekka Lappi vence e convence no Rali da Finlândia

A Toyota continua a surpreender neste seu primeiro ano do regresso ao Mundial de Ralis, obtendo novo triunfo no Rali da Finlândia por intermédio de Esapekka Lappi, com este ainda jovem piloto a alcançar o seu primeiro sucesso na modalidade e com Juho Hanninen a ocupar o terceiro lugar, cabendo a Elfyn Evans, no Ford Fiesta WRC, o segundo posto na classificação geral.

Para a Toyota Gazoo Racing, este acaba por ser uma prova marcante no sentido em que foi a primeira vez que os dois pilotos da equipa subiram ao pódio, com onde o Yaris WRC liderou 22 dos 25 setores e venceu 18. A prestação da equipa só não foi melhor porque Jari-Matti Latvala foi obrigado a desistir da liderança no sábado. Ainda assim, voltando à ação no domingo, ‘salvando-se’ o quarto lugar na Power Stage e mais dois pontos para o campeonato.

O triunfo de Lappi não merece contestação, mas o piloto não escapou a um susto já na penúltima especial depois de ter batido com a jante do seu Yaris WRC num excesso de pilotagem. Ainda assim, acabou por não sofrer danos de maior e venceu com 36 segundos de avanço sobre Evans, que apenas garantiu o segundo posto na Powerstage, batendo Hanninen numa batalha muito apertada. O piloto da M-Sport ‘roubou’, assim, a possibilidade de a equipa Toyota garantir uma ‘dobradinha’.

O último dia foi também pouco positivo para Teemu Suninen, piloto da M-Sport Ford, que estando em segundo, não evitou um ligeiro despiste na terceira etapa, perdendo algumas posições e terminando o Rali da Finlândia em quarto lugar. O melhor dos Citroën foi Craig Breen, numa prova em que o C3 WRC voltou a mostrar algumas dificuldades de ritmo, mas ainda assim esteve melhor do que os Hyundai, cujo melhor representante – Thierry Neuville – não foi além do sexto lugar. Ainda assim, uma vez que Sébastien Ogier (M-Sport Ford) abandonou ainda muito cedo, Neuville obteve os pontos necessários para igualar Ogier na tabela de pontos no campeonato. Ambos têm 160 pontos.

Anterior Grupo PSA conclui aquisição da Opel e da Vauxhall
Próximo Honda NSX GT3 pronto para as encomendas

Artigos relacionados

Em 2040 acabam as vendas de carros a gasolina e gasóleo em França

França anunciou que vai proibir a venda de veículos com motor de combustão interna a partir de 2040, numa medida que visa melhorar as condições ambientais no país.

Samsung anuncia acordo para comprar Harman

A Samsung anunciou a finalização de um acordo para a aquisição da companhia tecnológica Harman International Industries, que lhe dará uma maior valência na indústria automóvel por um valor total a rondar os 8 mil milhões de dólares.

Vendas abrandam em Portugal; Renault sempre na frente

Os mais recentes dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) apontam para um abrandamento do crescimento nas vendas de automóveis novos no nosso país.