Ensaio BMW i3S – Atleta silencioso

A BMW renovou a gama i3 e aproveitou para introduzir a versão i3s, mais potente e com um toque mais desportivo, não só na indumentária, mas também na dinâmica.

É estranha esta sensação de andar na cidade com um carro elétrico que reage ao acelerador com a atitude de um desportivo com raça, mas em silêncio. São 6,9 segundos dos 0 aos 100 km/h, o que ilustra bem a rapidez do novo i3s quando se pisa o acelerador no centro da cidade, neste caso, em Lisboa.
A BMW refrescou a gama i3 e acrescentou a versão i3s, ou seja deu um toque mais desportivo ao seu modelo elétrico, o que não deixa de ser interessante. A apresentação internacional aconteceu na capital portuguesa, com passagem pelo centro e uma volta larga à periferia, a acabar com um slalom no Autódromo do Estoril, com piso molhado.
Por fora este elétrico destaca-se pela estreia de novas cores, como o “Imperial Blue” e o “Melbourne Red”, a introdução de faróis full LED, para-choques redesenhado e com look mais desportivo

As diferenças
O i3s é mais potente, tem 184 CV, e ganhou a exclusividade de alguns extras em relação ao i3 normal. Além das combinações de cores, saltam à vista as jantes de 20’’, com pneus 175/55, à frente, e 195/50, atrás, sendo menos percetível o alargamento da via traseira em 40 mm, bem como a suspensão desportiva, rebaixada 10 mm.
Estas alterações foram complementadas pela introdução de um modo de condução Sport e uma evolução do software do controlo de estabilidade (DSC) com um modo avançado do controlo de tração (DTC), o qual houve oportunidade para experimentar num exercício de arranque a fundo num corredor alagado e muito escorregadio. Sente-se que as rodas traseiras estão no limiar de perder aderência e há uma oscilação muita contida do eixo posterior, mas nada que assuste e sempre a privilegiar a eficácia da tração.
Tudo isto é sentido pelo condutor que vai impecavelmente sentado, aliás a posição de condução é uma grande qualidade do i3, em parte graças à boa amplitude da regulação em profundidade do volante.
Na prática, o i3s ganha 10 kW de potência, 20 Nm de binário, 10 km/h de velocidade máxima e 0,4 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h.
Esta versão tem molas e amortecedores específicos, bem como barras estabilizadoras distintas. As diferenças na condução com o modo Sport ativo notam-se na resposta do acelerador e no tato da direção, que adotam uma configuração mais “sensível”.

Autonomia
Equipado com baterias de iões de Lítio (94Ah/33kWh), o i3s consegue fazer 200 quilómetros até pedir nova carga. A BMW apresenta uma outra novidade, uma “wallbox” que, instalada em casa, consegue carregar a 11 kW, o que significa que o i3 ganha 180 km de autonomia em apenas três horas. Para se ter uma ideia, numa tomada doméstica normal são necessárias mais de 11 horas de carga para chegar aos 80%, e com a wallbox de 3,7 kW o tempo desce para 7h30m.
O i3 continua a ter versões com extensor de autonomia, com um motor a gasolina de 2 cilindros, com 647 cm3 e 38 CV que serve apenas de gerador para carregar a bateria. Neste caso, a autonomia sobe para 330 quilómetros.

Texto Luis Guilherme

FICHA TÉCNICA
BMW I3S
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono
POTÊNCIA 135 KW /184 CV
BINÁRIO MÁXIMO 270 Nm às 0 rpm
V. MÁXIMA 160 km/h
ACELERAÇÃO 6,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMOS 14,3 KW/100km
EMISSÕES CO2 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.011 / 1.775 / 1.577 mm
PNEUS 175/55 R20 (fre.)
195/50 R20 (tras.)
PESO 1.340 kg
BAGAGEIRA 260 l
PREÇO 46.430 €
LANÇAMENTO Dezembro de 2017

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