Depois do Opel Insignia Euro6 Temp, é a vez do Astra

A Opel continua a renovar as suas motorizações à luz da futura norma Euro 6d-TEMP. Cabe agora a vez ao modelo Astra, cuja gama de motores a gasolina e a gasóleo transita para o futuro padrão que entra em vigor só em setembro de 2019.

Registe-se que esta é a primeira vez que uma norma de certificação prevê medições em condições reais, efetuadas em estradas públicas. O ciclo de renovação no Opel Astra arranca com o motor a gasolina 1.6 Turbo de 200 cv de potência e o turbodiesel 1.6 Turbo D. A estreia está prevista na variante de carroçaria de cinco portas, seguindo-se a ‘station wagon’ Sports Tourer volvidas poucas semanas. As encomendas abrem em junho.

Com elevada potência de 200 cv e binário de 300 Nm – que está em linha com o de um motor Diesel – o 1.6 Turbo garante ao Astra acelerações de zero a 100 km/h em apenas 7,8 segundos e velocidade máxima de 235 km/h[1]. Para reduzir ao máximo possível as emissões de partículas, este renovado motor está equipado com um filtro especial de regeneração onde ocorre a oxidação das partículas aí acumuladas.

Por seu turno, o turbodiesel 1.6 Turbo D do Astra, com 136 cv de potência e 320 Nm de binário[2], passa a estar equipado com catalisador de redução seletiva SCR (Selective Catalytic Reduction), um sistema que minimiza as emissões de óxidos de azoto (NOx) graças à injeção de AdBlue nos gases de escape. A solução decompõe-se em amoníaco que se deposita no miolo da panela catalítica, com o qual os óxidos de azoto reagem e são reduzidos seletivamente a azoto e água.

Do mesmo 1.6 Turbo D existirá uma versão menos potente, com 110 cv. Os Astra Diesel Euro 6d-TEMP com SCR ficam a salvo de eventuais futuras limitações à circulação de veículos a gasóleo nos centros urbanos.

Anterior Hertz é rent-a-car oficial do WRC Vodafone Rally Portugal
Próximo Kia vai ter o seu primeiro modelo com tecnologia Diesel/Híbrida

Artigos relacionados

Pacote de Competição aumenta potência dos M3 e M4 para os 450 cv

A BMW revelou um novo pacote desportivo para os seus desportivos M3 e M4 Coupé/Cabriolet, que aumenta a potência desses modelos para os 450 cv e melhora ligeiramente as prestações.

Novo Bugatti Chiron apanhado em vídeo

O sucessor do Bugatti Veyron está já em fase avançada de testes, a julgar pelo mais recente vídeo captado pela Auto Bild TV, no qual é possível ver, de forma

Lexus e Marvel Studios criam dois modelos inspirados num personagem

A Lexus e a Marvel Studios criaram dois modelos inspirados no personagem Pantera Negra, um para produção e outro para exibição.