Cinto de segurança de três pontos ajuda a salvar vidas desde 1959

Cinto de segurança de três pontos ajuda a salvar vidas desde 1959

No ano em que comemora o seu 90.º aniversário, a Volvo celebra igualmente uma das suas maiores invenções em termos de segurança, o cinto de segurança de três pontos.

Para os fundadores da marca sueca, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, a segurança sempre foi uma premissa fundamental, traduzida na expressão de que “os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança”. É sob esta premissa que a companhia continua a operar na atualidade, apostando fortemente na vertente da segurança e nas tecnologias associadas.

No mês de julho, a Volvo comemorou o estabelecimento da patente daquela que é por muitos considerada como a principal invenção em matéria de segurança automóvel comemora 55 anos, o cinto de segurança de três pontos. Mais concretamente, em julho de 1962, o United States Patent Office atribuiu ao engenheiro sueco da Volvo, Nils Bohlin, a patente nº 3043625 pelo design do seu cinto de segurança de três pontos.

A aprovação desta patente surgiu precisamente três anos após a sua introdução.

Em 1959, a Volvo tinha-se tornado no primeiro construtor do mundo a colocar, de série, o cinto de segurança de três pontos nos seus automóveis (Amazon e PV544).

Nessa mesma altura, Nils Bohlin solicitou a atribuição da patente para que lhe fosse reconhecida a criação daquele invento de segurança.

Alguns anos mais tarde, a Volvo demonstrou todo o seu compromisso com a segurança automóvel e viria a oferecer esta patente a todos os construtores para que estes a pudessem utilizar nos seus automóveis sem qualquer custo associado.

Anterior SEAT já tem nove nomes pré-definidos para o seu novo SUV
Próximo Grupo PSA conclui aquisição da Opel e da Vauxhall

Artigos relacionados

JAGUAR XE 2.0D 180 CV AUT. PRESTIGE: Circo de feras

A Jaguar aventura-se no competitivo segmento das berlinas “Premium”, com um modelo moderno, estética apelativa e comportamento a condizer. Eis o novo XE, rival de BMW Série 3 & Ca.

Erro de Ogier ao ‘cair do pano’ entrega vitória a Mikkelsen em Espanha

Numa prova de que os campeões também erram, Sébastien Ogier (Volkswagen) deitou ‘borda fora’ um triunfo quase garantido no Rali da Catalunha, depois de se ter despistado no último troço da

Vídeo | McLaren Senna é verdadeira homenagem a Ayrton Senna

Pronto para brilhar no Salão de Genebra está o McLaren Senna assinado pela divisão especial da marca, a Special Operations (MSO).