Cinto de segurança de três pontos ajuda a salvar vidas desde 1959

Cinto de segurança de três pontos ajuda a salvar vidas desde 1959

No ano em que comemora o seu 90.º aniversário, a Volvo celebra igualmente uma das suas maiores invenções em termos de segurança, o cinto de segurança de três pontos.

Para os fundadores da marca sueca, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, a segurança sempre foi uma premissa fundamental, traduzida na expressão de que “os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança”. É sob esta premissa que a companhia continua a operar na atualidade, apostando fortemente na vertente da segurança e nas tecnologias associadas.

No mês de julho, a Volvo comemorou o estabelecimento da patente daquela que é por muitos considerada como a principal invenção em matéria de segurança automóvel comemora 55 anos, o cinto de segurança de três pontos. Mais concretamente, em julho de 1962, o United States Patent Office atribuiu ao engenheiro sueco da Volvo, Nils Bohlin, a patente nº 3043625 pelo design do seu cinto de segurança de três pontos.

A aprovação desta patente surgiu precisamente três anos após a sua introdução.

Em 1959, a Volvo tinha-se tornado no primeiro construtor do mundo a colocar, de série, o cinto de segurança de três pontos nos seus automóveis (Amazon e PV544).

Nessa mesma altura, Nils Bohlin solicitou a atribuição da patente para que lhe fosse reconhecida a criação daquele invento de segurança.

Alguns anos mais tarde, a Volvo demonstrou todo o seu compromisso com a segurança automóvel e viria a oferecer esta patente a todos os construtores para que estes a pudessem utilizar nos seus automóveis sem qualquer custo associado.

Anterior SEAT já tem nove nomes pré-definidos para o seu novo SUV
Próximo Grupo PSA conclui aquisição da Opel e da Vauxhall

Artigos relacionados

VÍDEO: Porsche 718 Boxster também sabe derrapar

O novo Porsche 718 Boxster recupera uma designação histórica para a nova geração deste modelo e abre um novo capítulo com a introdução de motores sobrealimentados de quatro cilindros, mas

BMW planeia abrir uma fábrica na Rússia

A BMW está a planear abrir uma fábrica em Estalinegrado, na Rússia, segundo avança o site Automotive News, confessando que o país russo, “a longo prazo, é um mercado crescente para o BMW Group”.

Toyota Supra está de regresso e surge em Goodwood

Em estreia mundial este verão, a Toyota apresentou no Festival de velocidade de Goodwood, o protótipo do novo Toyota Supra, um dos desportivos mais aguardados do mundo.