• BMW M550d xDrive chega-se ‘à frente’ com Diesel de quatro turbos
  • BMW M550d xDrive chega-se ‘à frente’ com Diesel de quatro turbos

BMW M550d xDrive chega-se ‘à frente’ com Diesel de quatro turbos

A BMW revelou uma nova variante de altas performances para a sua gama Série 5, com base num novo motor Diesel de 3.0 litros e com a particularidade de contar com quatro turbos. Eis a versão M550d xDrive que se junta assim à respetiva versão a gasolina M550i xDrive e que surge em dois tipos de carroçaria – berlina e carrinha.

Sendo uma evolução do anterior motor com três turbos, este novo bloco conta com dois novos turbos de baixa pressão para substituir o terceiro da anterior versão, estando permanentemente ativos durante a condução, assim garantindo respostas prontas qualquer que seja a necessidade.

Disponibiliza 400 CV de potência às 4.400 rpm e 760 Nm de binário às 2.000 rpm, sendo que mais de 450 Nm estão disponíveis logo às 1.000 rpm, o que atesta a sua maior prontidão de respostas. Associado a uma caixa de velocidades automática de oito velocidades com afinação específica da M Performance, a berlina consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos, enquanto a carrinha faz o mesmo exercício em 4,6 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/h. A tração integral favorece, no entanto, o eixo traseiro.

Apesar de mais potente e da envergadura técnica, este M550d xDrive tem maior eficiência: a BMW aponta uma média de consumo de 5,9 l/100 km e emissões de 154 g/km de CO2 para a berlina e 6,2 l/100 km e 163 g/km de CO2, respetivamente, para a carrinha.

A estética é também mais agressiva, contando com os ensinamentos da M Performance em capítulos como os para-choques, jantes de 19 polegadas (pneus 245/40 na frente e 275/40 atrás), saias laterais, spoiler traseiro (no caso da berlina) e difusor traseiro. No interior, soleiras das portas iluminadas com a inscrição ‘M550d’ fazem parte do equipamento, mas outros itens existem de grande destaque, como os bancos desportivos, volante específico M com patilhas atrás e revestimentos em combinação de pele e Alcantara, sem esquecer igualmente as aplicações em alumínio.

Por fim, no capítulo técnico, ainda, nota para a suspensão desportiva M Sport com rebaixamento de 10 mm e uma opcional adaptativa M Suspension Profesional com Controlo Dinâmico de Amortecimento também como opção.

Preços e características para Portugal serão revelados mais em cima do lançamento no mercado, que deverá ocorrer na segunda metade do ano.

Anterior Jaguar vai lançar carrinha XF Sportbrake
Próximo Futuro Mercedes-AMG A45 terá mais de 400 CV

Artigos relacionados

Nissan Leaf: cinco anos e o sucesso mundial

A Nissan está a comemorar o quinto aniversário do seu Leaf, modelo 100 por cento elétrico que teve o condão de modificar o paradigma dos veículos elétricos a nível global.

Mazda introduz melhorias no MX-5

A Mazda está a introduzir algumas melhorias no seu roadster de sucesso.

SEAT Mii by Cosmopolitan: O SEAT mais feminino

A SEAT e a Hearst Magazines International estabeleceram uma parceria para lançar uma edição especial do pequeno Mii: deste esforço conjunto irá nascer o Mii by Cosmopolitan, envolvendo designers da