• BMW M550d xDrive chega-se ‘à frente’ com Diesel de quatro turbos
  • BMW M550d xDrive chega-se ‘à frente’ com Diesel de quatro turbos

BMW M550d xDrive chega-se ‘à frente’ com Diesel de quatro turbos

A BMW revelou uma nova variante de altas performances para a sua gama Série 5, com base num novo motor Diesel de 3.0 litros e com a particularidade de contar com quatro turbos. Eis a versão M550d xDrive que se junta assim à respetiva versão a gasolina M550i xDrive e que surge em dois tipos de carroçaria – berlina e carrinha.

Sendo uma evolução do anterior motor com três turbos, este novo bloco conta com dois novos turbos de baixa pressão para substituir o terceiro da anterior versão, estando permanentemente ativos durante a condução, assim garantindo respostas prontas qualquer que seja a necessidade.

Disponibiliza 400 CV de potência às 4.400 rpm e 760 Nm de binário às 2.000 rpm, sendo que mais de 450 Nm estão disponíveis logo às 1.000 rpm, o que atesta a sua maior prontidão de respostas. Associado a uma caixa de velocidades automática de oito velocidades com afinação específica da M Performance, a berlina consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos, enquanto a carrinha faz o mesmo exercício em 4,6 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/h. A tração integral favorece, no entanto, o eixo traseiro.

Apesar de mais potente e da envergadura técnica, este M550d xDrive tem maior eficiência: a BMW aponta uma média de consumo de 5,9 l/100 km e emissões de 154 g/km de CO2 para a berlina e 6,2 l/100 km e 163 g/km de CO2, respetivamente, para a carrinha.

A estética é também mais agressiva, contando com os ensinamentos da M Performance em capítulos como os para-choques, jantes de 19 polegadas (pneus 245/40 na frente e 275/40 atrás), saias laterais, spoiler traseiro (no caso da berlina) e difusor traseiro. No interior, soleiras das portas iluminadas com a inscrição ‘M550d’ fazem parte do equipamento, mas outros itens existem de grande destaque, como os bancos desportivos, volante específico M com patilhas atrás e revestimentos em combinação de pele e Alcantara, sem esquecer igualmente as aplicações em alumínio.

Por fim, no capítulo técnico, ainda, nota para a suspensão desportiva M Sport com rebaixamento de 10 mm e uma opcional adaptativa M Suspension Profesional com Controlo Dinâmico de Amortecimento também como opção.

Preços e características para Portugal serão revelados mais em cima do lançamento no mercado, que deverá ocorrer na segunda metade do ano.

Anterior Jaguar vai lançar carrinha XF Sportbrake
Próximo Futuro Mercedes-AMG A45 terá mais de 400 CV

Artigos relacionados

Efeito-solo pode regressar à Fórmula 1 em 2017

A Fórmula 1 prepara-se para adotar regulamentos que propiciam o regresso do chamado efeito-solo a partir de 2017, de forma a aumentar a espetacularidade das corridas e o número de

Melhor viatura para tuning acima dos 80.000€? O Audi RS6 R da ABT!

Num prémio bastante curioso, a Audi RS6 R preparada pela ABT foi considerada a melhor viatura para tuning (modificações) acima dos 80 mil euros. Este foi, pelo menos, o resultado

Ericeira recebeu mais de 2.000 Citroën 2CV

A zona da Ericeira recebeu em finais de julho uma concentração de exemplares do emblemático Citroën 2CV, com cerca de dois mil carros a juntarem-se em Portugal naquela que foi