“Alfa Romeo Racing” celebra o 1000.º Grande Prémio na História da F1

“Alfa Romeo Racing” celebra o 1000.º Grande Prémio na História da F1

A Alfa Romeo, vencedora do primeiro Grande Prémio e do primeiro campeonato na história da Fórmula 1, presta homenagem à mais importante competição do desporto automóvel, que conta com milhões de entusiásticos fãs em todo o mundo. A milésima prova realizar-se-á no domingo, 14 de abril, na China.

A longa e entusiasmante história da Fórmula 1 começou em 1950, quando a modalidade se tornou global com o primeiro “Campeonato Mundial de Fórmula 1” que, na verdade, foi quase exclusivamente disputado em circuitos europeus.

A primeira prova decorreu nas curvas de Silverstone, consagrado local do Grande Prémio da Grã-Bretanha e ainda hoje um dos mais importantes circuitos. Foi há 69 anos, no dia 13 de maio, e desde então o mundo do automóvel mudou radicalmente. Só dois fatores se mantêm iguais. O entusiasmo do público e a presença da Alfa Romeo na grelha de partida, tanto no primeiro como no milésimo Grande Prémio.

A equipa de competição da Alfa Romeo apresentou-se com quatro monolugares 158, conduzidos por Giuseppe “Nino” Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli e Reg Parnell, este último como homenagem ao país anfitrião. As viaturas ficaram nos quatro primeiros lugares nas provas de qualificação e ocuparam toda a linha da frente da grelha de partida.

Olhando para esses dias, o engenheiro da Alfa Romeo Giuseppe Busso declarou, uma vez, que o verdadeiro problema para a equipa dos três “F” – Farina, Fangio e Fagioli – era estabelecer a ordem no pódio. O Alfa Romeo 158 debitava 350 cv de potência e atingia 290 km/h de velocidade máxima. Nesse histórico 13 de maio, Nino Farina conquistou a “pole position”, a volta mais rápida e a prova.

A equipa “Alfa Romeo Racing” vai contar com Giovinazzi Antonio, marcando o regresso de um piloto italiano ao volante de um Fórmula 1 após oito anos sem uma presença regular, e com o Campeão Mundial de 2007 Kimi Räikkönen, que pontuou nas duas primeiras provas. Continua, assim, a lenda do Quadrifoglio, o emblema com o trevo verde de quatro folhas que identifica, desde 1923, os modelos Alfa Romeo de melhores performances.

Anterior Transit Smart Energy Concept é a nova solução eletrificada da Ford

Artigos relacionados

Skoda Citigo com novo estilo para 2017

Tal como sucedeu com o Volkswagen up! recentemente, também o Skoda Citigo será sujeito a uma atualização de meio de ciclo.

Mercedes-Benz estabelece parceria com a Liqui Moly em Portugal

A Mercedes-Benz e a Liqui Moly Iberia estabeleceram recentemente um acordo de parceria para uso de produtos nas oficinas oficiais da marca em Portugal.

Campeonato de Turismos (WTCC) regressa na Argentina

Após um período de pausa para férias, o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) regressa à ação na Argentina, dando-se o pontapé de saída para uma fase final