A ideia brilhante da Nissan: Testar amostras de tinta para evitar danos do sol sem o sol

Mesmo no dia com o período mais curto de luz solar, o Solstício de Inverno, o sol ainda brilhou no Centro de Engenharia da Nissan em Detroit. Como? Com a ajuda da ferramenta de teste “Climómetro de Xénon” (Xenon Weather-Ometer – XWO).

Para avaliar os efeitos da energia solar na tinta e outros materiais, uma lâmpada de Xénon de 4000 watts coze cerca de 100 amostras com os mesmos raios que o sol. As amostras giram em torno da lâmpada para imitar a órbita da Terra – e porque este “sol” pode brilhar 24h por dia. Os testes demoram metade do tempo a serem realizados. Os engenheiros observaram as amostras de material através de uma série de ciclos para investigar as alterações e garantir a máxima durabilidade e qualidade para os clientes Nissan.

Doug Prytula, técnico de testes de Carroçaria e Chassis da Nissan, afirma que “Além dos rigorosos testes em condições reais, esta ferramenta permite-nos recriar ambientes hóstis. É mais um passo que tomamos para garantir que os padrões de qualidade da Nissan são incomparáveis”.

A Nissan usa ambientes de teste como a câmara climática acelerada XWO para replicar em laboratório condições que ocorrem no ambiente natural. Estas células de teste expõem vários tipos de amostras de materiais a uma ampla gama de condições que um veículo pode enfrentar durante o seu ciclo de vida.

Portanto, além dos testes realizados em condições reais, os engenheiros da Nissan usam a máquina XWO para testar tintas, materiais interiores e plásticos para assegurar a durabilidade e qualidade – como um solário para objetos. Ficou curioso?

Veja o vídeo explicativo!

Anterior 2018 | Melhor ano de sempre para a Volvo em Portugal e no Mundo
Próximo A Escola de Aprendizes da SEAT ensina todos os alunos a programar através de um inovador sistema gamificado

Artigos relacionados

Produção do Honda NSX inicia-se no final de abril

A produção do novo Honda NSX irá começar no final do mês de abril, na fábrica da marca em Marysville, Ohio, nos Estados Unidos da América. As entregas aos clientes

Peugeot 5008 será apresentado em Portugal

Uma vez mais, Portugal volta a receber uma apresentação internacional e de um novo modelo da Peugeot.

Skoda lança o Kodiaq RS no “Inferno Verde”

A Skoda encarregou a piloto Sabine Schmitz de tentar estabelecer uma volta recorde no “Inverno Verde” de Nürburgring ao volante o novo Kodiaq RS, antes do lançamento do novo modelo topo de gama.