Hyundai revela o novo IONIQ de forma oficial

Hyundai revela o novo IONIQ de forma oficial

A Hyundai apresentou novas imagens e informações do IONIQ, um novo concorrente para o Toyota Prius. O lançamento deste inovador modelo com três opções ecológicas de motorização terá lugar na Coreia do Sul já neste mês, chegando à Europa apenas após o Salão de Genebra, em março, onde será apresentado.

Desenvolvido com base numa nova plataforma desenvolvida pela Hyundai para os seus veículos elétricos e híbridos, o IONIQ conta com uma mistura de aços de ultraelevada resistência e de alumínio, material que permite uma poupança de 12,6 kg (45 por cento) apenas em elementos como o capot, tampa da bagageira e elementos da suspensão.

O IONIQ foi desenvolvido com três possibilidades de motorização de elevada eficiência, ou seja, híbrido convencional (HEV), Plug-in Híbrido (PHEV) e elétrico (EV). Os dois primeiros modelos contam com o motor térmico de 1.6 GDi recém-apresentado pela marca sul-coreano, denominado Kappa, para este tipo de veículos com 105 cv.

Surge associado a um motor elétrico compacto de íman permanente com 44 cv para maior eficiência, embora não se saiba se o motor elétrico a utilizar é o mesmo no caso da versão unicamente movida com aquele tipo de energia. No total, apresenta 141 cv e 265 Nm de binário.

É alimentado por uma bateria de polímeros-de-lítio com performance melhorada em termos de carregamento e recuperação de energia cinética. Esta unidade surge montada sob o piso para melhor distribuição de peso, enquanto a vertente dinâmica também promete ter sido bastante trabalhada pela Hyundai. Como tal, uma das premissas destacadas pela marca é a opção pelo eixo traseiro multi-link.

A caixa de velocidades para estes modelos PHEV e HEV é de dupla embraiagem com eis velocides (6DCT), também inteiramente nova e desenvolvida especificamente para modelos híbridos.

Em termos tecnológicos, a Hyundai promove a integração de sistemas Apple CarPlay e Android Auto, para ligação a smartphones, através de um ecrã de 7” TFT para disposição de informações e acesso ao sistema de infoentretenimento. Por outro lado, surge com várias ajudas à condução, como a Travagem Autónoma de Emergência, Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, Deteção de Objetos no Ângulo morto e Alerta de Cruzamento de Trânsito atrás.

Anterior Porsche Mission-E poderá abrir a porta a 911 elétrico
Próximo Pacote de Competição aumenta potência dos M3 e M4 para os 450 cv

Artigos relacionados

Honda prossegue no WTCC em 2017

A Honda anunciou que vai continuar no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) na próxima temporada, colocando um ponto final na especulação em torno da continuidade da marca nipónica na modalidade em 2017.






Honda cria sistema integrado para transporte de bicicletas

Inspirada pela receção positiva do Civic Tourer ‘Active Life Concept’ no Salão de Frankfurt do ano passado, a Honda vai lançar um novo sistema de transporte de bicicletas, denominado ‘In-Car

Bentley Continental 24: Em honra da corrida no ‘Inferno Verde’

O Bentley Continental tem uma nova versão especial, que honra a participação da marca nas 24 Horas de Nürburgring.






0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário