Hyundai revela o novo IONIQ de forma oficial

Hyundai revela o novo IONIQ de forma oficial

A Hyundai apresentou novas imagens e informações do IONIQ, um novo concorrente para o Toyota Prius. O lançamento deste inovador modelo com três opções ecológicas de motorização terá lugar na Coreia do Sul já neste mês, chegando à Europa apenas após o Salão de Genebra, em março, onde será apresentado.

Desenvolvido com base numa nova plataforma desenvolvida pela Hyundai para os seus veículos elétricos e híbridos, o IONIQ conta com uma mistura de aços de ultraelevada resistência e de alumínio, material que permite uma poupança de 12,6 kg (45 por cento) apenas em elementos como o capot, tampa da bagageira e elementos da suspensão.

O IONIQ foi desenvolvido com três possibilidades de motorização de elevada eficiência, ou seja, híbrido convencional (HEV), Plug-in Híbrido (PHEV) e elétrico (EV). Os dois primeiros modelos contam com o motor térmico de 1.6 GDi recém-apresentado pela marca sul-coreano, denominado Kappa, para este tipo de veículos com 105 cv.

Surge associado a um motor elétrico compacto de íman permanente com 44 cv para maior eficiência, embora não se saiba se o motor elétrico a utilizar é o mesmo no caso da versão unicamente movida com aquele tipo de energia. No total, apresenta 141 cv e 265 Nm de binário.

É alimentado por uma bateria de polímeros-de-lítio com performance melhorada em termos de carregamento e recuperação de energia cinética. Esta unidade surge montada sob o piso para melhor distribuição de peso, enquanto a vertente dinâmica também promete ter sido bastante trabalhada pela Hyundai. Como tal, uma das premissas destacadas pela marca é a opção pelo eixo traseiro multi-link.

A caixa de velocidades para estes modelos PHEV e HEV é de dupla embraiagem com eis velocides (6DCT), também inteiramente nova e desenvolvida especificamente para modelos híbridos.

Em termos tecnológicos, a Hyundai promove a integração de sistemas Apple CarPlay e Android Auto, para ligação a smartphones, através de um ecrã de 7” TFT para disposição de informações e acesso ao sistema de infoentretenimento. Por outro lado, surge com várias ajudas à condução, como a Travagem Autónoma de Emergência, Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, Deteção de Objetos no Ângulo morto e Alerta de Cruzamento de Trânsito atrás.

Anterior Porsche Mission-E poderá abrir a porta a 911 elétrico
Próximo Pacote de Competição aumenta potência dos M3 e M4 para os 450 cv

Artigos relacionados

Estará a Mercedes-Benz a desenvolver um modelo V12?

No topo das motorizações da Mercedes-Benz encontra-se atualmente um motor V8 de 4.0 litros com vários níveis de potência para alguns modelos de índole mais desportiva, mas por enquanto os

Toyota GT 86 Shooting Brake concept revelado na Austrália

A Toyota prepara-se para surpreender com a revelação de uma variante Shooting Brake do desportivo GT 86 na Austrália, num modelo que é apenas um concept pensado essencialmente para dar

Que Skoda estará escondido atrás da porta?

A Skoda deverá revelar no Salão de Genebra um novo modelo ou protótipo, tendo para já apenas surgindo online um pequeno ‘teaser’ na forma de uma imagem em que se

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário